26 de julho de 2010

ÚLTIMA HORA - OS SUPER MAXI GANHAM PRESENÇA NO FOGO CONCELHO
Encenação de Inês Negra no ACAREG

O concurso para as encenações do fogo de conselho do Pioneiros foi um sucesso. Tivemos uma elevada participação por parte dos pioneiros.
Dado o elevado numero de encenações que recebeu a Junta Regional de Braga tiveram que escolher apenas algumas. Como devem imaginar, avaliar as encenações apenas pelo texto ou vídeo que nos enviaram tornou-se muito difícil e demorado, por isso definiram o seguinte critério de avaliação:
1- Encenação enquadrada no Tema
2- Originalidade
3- Capacidade de descrição da encenação a apresentar (este ponto foi decisivo na avaliação)
4- Mensagem que a encenação pretende transmitir
5- Data de envio da encenação. ( embora este não tenha sido um critério de exclusão na avaliação, as encenações enviadas até 30 de Junho tiveram um acréscimo positivo na avaliação)
As encenações foram avaliadas pelas seguintes categorias: Mau, Razoaveis, Bom
Maximinos Venceu com a lenda de INÊS NEGRA.


Eis as encenações vencedoras:

(grupo) Maximinos 430
(grupo) Vilarinho das Cambas; (grupo)Ronfe; João Paulo II Lomar; (grupo)Telhado

Einstein Alcaide Faria; Dalai Lama Alcaide Faria; Camões Areias (529); Tarzan Antime

(grupo) Vila Verde; (grupo) Riba d' Ave; (grupo) Fragoso

25 de julho de 2010

OS SUPER MAXI
pioneiros de sacrifício e empenho percorrem mais de 100KM em menos de 24h


Ainda nem começou o ACAREG e ja ganharam a alcunha de SUPER MAXI, de facto esta comunidade de pioneiros tem demostrado trabalho e empenho para serem dignos de tal afirmação.
Tanto os maçarico como os Leão no passado sábado fizeram um raid de lhes tirar o chapéu, cerca de 50 km sempre a dar com uma grande capacidade de orientação e a um passo que não esta ao alcance de muitos.
Mas o que mais supreendeu foi os pioneiros Pedro Pires, Tiago Martins, e Carina Mota, terem encadeado e acompanhado os caminheiros em direcção ao S. Bento da Porta Aberta, concluindo assim 100km percorridos a pé em menos de 24h.
Fántastico é o minimo de como se pode descrever estes elementos. A equipa de animação dos pioneiros, decidiu e com todo o mérito entregar a insígnia de andarilho a estes SUPER MAXI.

3 de julho de 2010

JOTI procura voluntários
O Joti (jamboree na Internet) é uma actividade escutista mundial que se realiza anualmente no terceiro fim-de-semana de Outubro, em conjunto com o Jota (jamboree no Ar). Este ano nos dias 16 e 17 de Outubro.

Esta actividade, consiste em promover, entre escuteiros, contactos com vários pontos do globo através da grande ferramenta e meio de comunicação que é a Internet. As formas de participação são várias hoje em dia, sendo a principal a conversação via IRC (chat de mensagens). Para que esta participação, nas suas diversas formas, seja previamente preparada, são necessários recursos por parte do CNE. Este ano as formas de participação são semelhantes ao ano anterior, mas com algumas novidades. Nova emissão da TV Joti, uma televisão online com emissão da Base Nacional do Joti do CNE. Haverá também um jogo online mundial, organizado pelo bureau mundial e que engloba os participantes do Joti e do Jota.Para que tudo corra da melhor forma, e para proporcionar aos participantes uma melhor experiência, queremos pessoas com vontade e disponibilidade para ajudar na preparação e coordenação desta actividade. Assim, se achas ter o perfil que se enquadra no que precisamos, entra em contacto para o endereço de correio electrónico joti(at)cne-escutismo.pt indicando: Nome, Agrupamento e Região, Secção,Competências, conhecimentos e experiência (dentro das seguintes áreas). As áreas nas quais precisamos de apoio e colaboração são: IRC, Rádios Online (back-office e front-office), Comunicação, Jornalismo, TV, Comunicação Digital, Outras relacionadas com o tipo de actividade.Até ao início de Agosto iremos analisar os contactos que nos chegam e contactar os interessados, para assim integrarem a equipa de coordenação do Joti do CNE para o Joti de 2010
2010 Ano Internacional da Biodiversidade
A Assembleia Geral das Nações Unidas, proclamou em 20 de Dezembro de 2006, o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.



Com o intuito de consciencializar a população de todo o mundo para a elevada perda de diversidade biológica no planeta, que se tem verificado nas últimas décadas, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade (AIB). Ficando a UNESCO como organização central na implementação do AIB.
Em Portugal, a Comissão Nacional da UNESCO criou sob a sua responsabilidade o Comité Português para a Biodiversidade com o objectivo de dinamizar o AIB, ao qual se podem associar todo o tipo de organizações, desde organismos públicos ONG\'s ou até empresas privadas, que pretendam realizar algum género de actividades que visem a conservação da biodiversidade.

Durante este ano tem sido dado particular destaque a actividades que visem educar e sensibilizar a opinião pública para a necessidade da conservação da biodiversidade, bem como para aquelas que possam contribuir para o preenchimento de lacunas que existam no nosso conhecimento sobre a biodiversidade e para as que dinamizem uma utilização sustentável da Biodiversidade, prosseguindo desta forma os objectivos traçados pela Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Ao longo deste ano já foram desenvolvidas um número elevado de acções um pouco por todo o pais sendo que a conservação da biodiversidade é o elo comum a todas elas, no entanto ainda existem muitas acções programadas por realizada que ser encontram abertas à participação de todos os interessados.