19 de agosto de 2009

GRIPE A (H1N1) – PLANO DE CONTINGÊNCIA
Acampamentos e actividades longas



1. Conhecer as manifestações da doença, bem como as suas formas de transmissão, constitui a melhor forma de, sem alarmismos, adoptar as medidas de prevenção mais adequadas.



2. Essas medidas, se não existirem casos de doença em campo, suspeitos ou confirmados, consistem num conjunto de regras gerais de higiene pessoal e colectiva que mais adiante se relembram.



3. Em face de uma suspeita ou de um caso confirmado de doença, num escuteiro ou num animador, devem adoptar-se medidas de isolamento a decidir caso a caso, tendo por base a identificação do risco, em estreita articulação com a Autoridade de Saúde local.



Medidas gerais de higiene colectiva:



1 – Manter as superfícies, os objectos de trabalho e os equipamentos limpos
Limpar frequentemente as superfícies das mesas de trabalho, equipamentos e outros objectos
com um desinfectante ou detergente doméstico comum, passando a seguir por água limpa todos os objectos ou equipamentos que possam ser levados à boca, para evitar a ingestão do produto de limpeza. Este aspecto é particularmente importante em agrupamentos onde as patrulhas partilhem os mesmos equipamentos. Proceder da mesma forma para as superfícies e objectos que entrem em contacto com as mãos (ex: torneiras, jerricans,...).



2 - Promover o arejamento dos espaços
Deve promover-se o arejamento dos espaços fechados – tendas, chuveiros, casas de banho, mantendo as portas e/ou janelas abertas sempre que seja possível.


Sem comentários:

Enviar um comentário