26 de agosto de 2010

Agrupamento 430 na Rádio Antena Minho (106.0)

No próximo domingo, 29 de Agosto ás 12h00


No próximo domingo, Francisco Mota e Fernando Rodrigues, falam á Antena Minho sobre a História do Agrupamento e projectos futuros.
As comemorações do 40º Aniversário e muito mais em 106.0.
Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social

Combater a Pobreza e a Exclusão Social é o desafio que, a Comissão Europeia lança a todos os cidadãos europeus neste ano de 2010.

Certamente, foram já muitas as vezes que, ouviu falar de pobreza, na sua maioria, associada aos países sub-desenvolvidos ou a cenários de flagelo. Mas sabia que, mais perto do que aquilo que pensa, existe alguém que vive abaixo do limiar da pobreza?Em Portugal, 18% da população vive abaixo do limiar da pobreza, ou seja, este fragmento da população vive com rendimentos abaixo dos 400€ (60% do rendimento nacional líquido mediano), condicionando assim, o acesso a necessidades básicas, nomeadamente, alimentação, habitação, cuidados de saúde, etc. Com a crise instaurada, este cenário tende a piorar, por isso, enquanto cidadãos europeus, todos temos um contributo a dar, sendo este ano de 2010, o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social decretado pela Comissão Europeia uma grande oportunidade para…Encorajar a participação e o compromisso político de todos os segmentos da sociedade para participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social, desde o nível europeu ao nível local, no sector público e no privado.Motivar todos os cidadãos europeus a participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social.Dar voz às preocupações e necessidades de todos quanto atravessam situações de pobreza e de exclusão social.Dar a mão a organizações da sociedade civil e a ONG na área da luta contra a pobreza e a exclusão social.Ajudar a derrubar os estereótipos e a estigmatização da pobreza e da exclusão social.Fomentar uma sociedade que garanta a qualidade de vida, o bem-estar social e a igualdade de oportunidades para todos.Reforçar a solidariedade entre gerações e garantir o desenvolvimento sustentável.

16 de agosto de 2010

CAMINHEIROS DO ACAREG NA TVI
Foram 500 e não 250 caminheiros e o número é 760 305 505

4500 escuteiros em Braga
A Região de Braga juntou-se uma vez mais, desta vez, em São Pedro de Rates, Póvoa de Varzim, para celebrar mais um Acampamento Regional. Este decorreu entre os dias 4 a 8 de Agosto.

Com 'Nuno, um Escuteiro de Acção como tu' começa o imaginário em que cada um dos 4500 escuteiros vai viver e experienciar mais um excelente marco escutista, no qual as quatro secções: Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros vão estar bem patentes. Entre os valores de Solidariedade, Sustentabilidade, Emotividade, Piedade, Criatividade e Autonomia destacámos o passo mais importante desta grandiosa actividade.O Acareg fica já marcado pelo sucesso no que toca ao número de participantes, que ultrapassaram largamento as expectativas da organização. Aos jovens oriundos dos nove núcleos de Braga (Barcelos, Braga, Cego do Maio - Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde - Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde) e das regiões de Aveiro, Açores, Porto, Vila Real e Noruega, junta-se uma equipa de cerca de 300 voluntários que vão acompanhar os participantes ao longo de todo o Acampamento.
ACAREG 2010
Um desafio padagógico falhado

A região de Braga assumiu um grande desafio pedagógico, desde que quis realizar o Acareg 2010, enquanto actividade de implantação do novo Projecto Educativo. A responsabilidade era muito grande e o desafio ainda maior, ainda para mais com região, núcleos e agrupamentos a corresponder á chamada de El Rei e de D. Nuno Álvares Pereira.
As expectativas eram bastante altas, a fasquia foi colocada ao máximo e as equipas de animação de cada campo, não corresponderam ao desafio. Muita coisa poderia ter falhado mas penso que o essencial travou-se com falta de experiência e dinâmica, que esteve aos olhos de todos. No campo da I secção a característica foi falta de dinâmica e organização, na II Secção falta de objectivos e rebeldia caracterizam as actividades, nos Pioneiros faltas de respeito e dinâmica pouco pedagógica marcaram todo o acampamento. Nos nossos caminheiros a falta de força e de criatividade para concretizar um imaginário fantástico.
Não quero com isto descredibilizar a região e todo o trabalho de excelência que ao longo dos últimos anos tem vindo a fazer, contudo as grandes equipas também se medem quando têm a humildade de reconhecer os momentos menos bons, tal como este acampamento, reflectir sobre o que falhou e olhar o futuro nunca esquecendo os erros do passado.
Para terminar resta me colocar uma questão a todos os dirigentes da Região de Braga, o resultado deste acampamento, que fica caracterizado pela mesquinhes e falta de dinâmica objectiva , não será pela falta de horizonte e experiência dos dirigentes da nossa região?

3 de agosto de 2010

Carta Régia a todo reino

D. Joham pella graca de Deus Rey de Portugal e do Algarve, a quantos esta carta virem fazemos saber que a corte reuniu se, D. Nuno não concorda entregarmo nos aos espanhois, ele quer lutar e conta com sigo para esta batalha das nossas vidas.
D. João I, El Rei de Portugal, convoca todo o reino, já para amanha em S. Pedro de Rates, Povoa de Varzim. O palco da batalha esta pronto, so falta voce! Não perca o embarque amanha as 7h30 em terra do Bispado de Braga, de D. Jácome e do Duque D. Peres de Maximinus.
El Rey o mandou, escrivão regio agrupamento o fez. Era do nascimento de Nosso Senhor Jhusu Cristo dois mil e quarenta annos.


(Assinado)

EL REY