Um desafio padagógico falhado
A região de Braga assumiu um grande desafio pedagógico, desde que quis realizar o Acareg 2010, enquanto actividade de implantação do novo Projecto Educativo. A responsabilidade era muito grande e o desafio ainda maior, ainda para mais com região, núcleos e agrupamentos a corresponder á chamada de El Rei e de D. Nuno Álvares Pereira.As expectativas eram bastante altas, a fasquia foi colocada ao máximo e as equipas de animação de cada campo, não corresponderam ao desafio. Muita coisa poderia ter falhado mas penso que o essencial travou-se com falta de experiência e dinâmica, que esteve aos olhos de todos. No campo da I secção a característica foi falta de dinâmica e organização, na II Secção falta de objectivos e rebeldia caracterizam as actividades, nos Pioneiros faltas de respeito e dinâmica pouco pedagógica marcaram todo o acampamento. Nos nossos caminheiros a falta de força e de criatividade para concretizar um imaginário fantástico.
Não quero com isto descredibilizar a região e todo o trabalho de excelência que ao longo dos últimos anos tem vindo a fazer, contudo as grandes equipas também se medem quando têm a humildade de reconhecer os momentos menos bons, tal como este acampamento, reflectir sobre o que falhou e olhar o futuro nunca esquecendo os erros do passado.
Para terminar resta me colocar uma questão a todos os dirigentes da Região de Braga, o resultado deste acampamento, que fica caracterizado pela mesquinhes e falta de dinâmica objectiva , não será pela falta de horizonte e experiência dos dirigentes da nossa região?
Sem comentários:
Enviar um comentário