20 de dezembro de 2009

Clã S. Nuno de Sta Maria

Ritual S. Nuno de Sta Maria: Quatro novos escuteiros instituídos no Clã


Na noite de 6 de Novembro, dia das comemorações em honra de S. Nuno de Santa Maria, recentemente canonizado pelo Santo Padre, os caminheiros do nosso agrupamento promoveram, na capela de S. Gregório, uma pequena cerimónia de acolhimento aos elementos José Filipe Martins, Ricardo Oliveira, Rui Gonçalves e Tiago Ferreira que foram admitidos, “oficialmente”, como membros do Clã S. Nuno de Santa Maria. Esta foi também uma forma que o Clã encontrou para celebrar o dia do santo que o apadrinha, acabando assim por dar ainda mais conotação ao evento de boas vindas aos novos elementos.
O evento envolveu um pequeno ritual da época, que relata a evolução dos novos elementos a partir do seu estatuto de “besta” (sem qualquer sentido pejorativo, sendo apenas um termo acolhido sem mácula por parte dos noviços) para um patamar superior, sendo nomeados “escudeiros” que agora servem a vontade de Deus, tal como S. Nuno, pertencendo “oficialmente” ao Clã.
Uma simbólica celebração da palavra como símbolo de convergência nos objectivos do grupo, fomentando assim o espírito de equipa e uma simbólica partilha do pão, representando a total comunhão com Deus e expressando a preparação para os caminhos a defrontar, os obstáculos a ultrapassar, a apetência e a força para não encalhar, naqueles que serão os Rumos do Homem Novo.
S. Nuno como exemplo a seguir, a palavra como ideais a servir, tudo com a vivacidade e responsabilidade que deve distinguir o caminheiro, sempre com a disposição para o serviço.
Tudo em sequência da apresentação do projecto pessoal de cada elemento em função do qual haverá certamente Serviço, Sacrifício, Entrega, Competência… e para o qual todos e cada um trabalhará, para no fim todos juntos gritar que conseguimos estar “SEMPRE ALERTA PARA SERVIR”!

Sem comentários:

Enviar um comentário